A COTEC Portugal é a principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial. O universo da COTEC Portugal engloba empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e PME’s, em vários setores de atividade, representando, em termos agregados, mais de 16% do PIB em valor acrescentado bruto e 8% do emprego privado. As atividades principais da COTEC Portugal incluem a antecipação e reflexão sobre temas chave da inovação com impacto na competitividade das empresas, a ativação de plataformas e redes colaborativas e a contribuição para a melhoria de políticas públicas em matérias de inovação. Constituída em 2003, a COTEC Portugal mereceu desde o primeiro momento o apoio do Presidente da República em exercício, o qual assume presentemente o estatuto de Presidente Honorário. Mais recentemente, a COTEC foi distinguida com o estatuto de instituição de utilidade pública.
Com a missão de «promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país», a COTEC é uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos seus Associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objectivos, através da realização de iniciativas em várias áreas.
Pela primeira vez, Portugal viu nascer um projeto privado (em que uma parte significativa do sector empresarial se organizou para promover a inovação) e cujas características especiais, por nascer de uma iniciativa do Presidente da República e com o apoio das instituições do SNI, permitem que esta estrutura associativa reúna condições para liderar o processo de mudança em Portugal contemplado na sua missão. A COTEC acredita que esta liderança terá de ser conquistada, através da clareza, do rigor e da eficácia da sua intervenção. E este é um compromisso assumido pela sua Direção.
O projecto que a COTEC se propôs concretizar insere-se num contexto social de extrema complexidade, envolvendo muitos actores potenciais (empresas – umas associadas da COTEC Portugal outras não –, estruturas associativas, instituições públicas – umas ligadas ao poder central outras ao poder local –, entre outros) com objectivos distintos e potencialmente conflituosos, condicionalismos de ordens muito diversas – económicas, sociais, educacionais e culturais – que determinam que as transformações mais significativas a operar serão necessariamente de médio ou longo prazo e com perspectivas de avaliação muito distintas.
Neste sentido, tem-se por absolutamente necessária a atuação da COTEC em rede no seio do SNI, o que implica conhecer, aproveitar e potenciar o trabalho desenvolvido pelas organizações públicas e privadas que estão no terreno com provas dadas e, simultaneamente, desafiar outras instituições que, não se tendo adaptado à mudança, necessitem de estímulos e apoios para o conseguir.
A COTEC sabe que só com uma cultura de rigor, de não dispersão na ação e com uma política mais centrada no “fazer” do que no “prometer” poderá prestigiar-se e ser uma peça significativa do SNI. É esta a forma de estar e a cultura que têm orientado a COTEC Portugal na sua atividade até ao momento e que esta associação continuará a preconizar no futuro; no plano interno, com o apoio dos Associados e de instituições e atores do SNI e, no plano europeu, com uma parceria especial com as suas congéneres espanhola e italiana.